<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, January 04, 2006

Quanto vale o presente

Se lhe perguntassem: "prefere um euro agora ou um euro amanhã?" provavelmente responderia que o queria agora, pois quem sabe o que o futuro guarda! Mas e se lhe perguntassem: "prefere um euro agora ou um euro e meio amanhã?" Aqui muita gente mais racional talvez preferisse a quantia mais elevada que, contudo, não é imediata; alguns continuariam a querer o dinheiro logo, embora seja uma menor quantia; se calhar outros ficariam apenas indecisos. Para cada pessoa certamente existirá um valor de equilíbrio para o qual seja indiferente agora ou depois.
Mas lhe perguntassem: "prefere um euro na próxima terça-feira ou um euro e meio na quarta-feira seguinte?". Neste caso, uma maior distância temporal, não estando em jogo o presente, torna a decisão muito mais fácil (a decisão que parece óbvia é a de aceitar mais dinheiro na quarta-feira).
Alguém que prefira menos dinheiro no presente, mas depois já opte por uma maior quantia se falarmos em datas mais afastadas está perante um conflito. Está a usar dois pesos e duas medidas. A mudança de critérios não foi causada por nada mais que a passagem do tempo. Há um conflito intertemporal nas nossas escolhas.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.