<$BlogRSDUrl$>

Sunday, December 04, 2005

Curtas

'Blind Insight': Investigadores da Northwestern University nos EUA fizeram uma experiência em forma de charada. Deram a diferentes pessoas um grupo de palavras como "caixa", "selo", "portador" esperando que elas dissessem uma quarta palavra compatível com as outras três ("carta", para o exemplo). Ao mesmo tempo os investigadores mediam as ondas cerebrais por electroencefalografia (EEG). Cerca de 1,5 segundos antes da resposta motora verificou-se a existência de ondas alfa lentas tipicamente inibidoras do processo visual. Ou seja, durante a resolução do problema há um instante em que são bloqueadas as impressões visuais (no hemisfério direito, mais concretamente). Atenção aos momentos pensativos ao volante, ou a atravessar a rua.
Temperatura e inteligência nas abelhas: Biólogos alemães fizeram experiências com abelhas e suas larvas mostrando uma correlação entre 'inteligência' e temperatura de desenvolvimento. Larvas de operárias foram postas em encubadoras a 32, 34,5 ou 36ºC. Após crecimento para forma adulta foram submetidas a testes que deveriam medir as suas aptidões de abelha (os biólogos lá sabem como fazer isso). Revelaram-se mais inteligentes as expostas a temperaturas maiores, encontrando-se, ao microscópio, menos sinapses nos centros de memória dos insectos expostos a menores temperaturas.
Como existe uma ligeira diminuição da temperatura de uma colmeia do centro para a periferia pensa-se que a disposição dos favos, mais internos ou mais externos, pode determinar a divisão do trabalho entre as abelhas.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.