<$BlogRSDUrl$>

Sunday, October 09, 2005

Arte e cérebro (sorriso escondido)

O nosso cérebro lê a realidade de determinada maneira. Provavelmente essa maneira é menos perfeita do que a realidade em si mesma, mas isso é díficil de avaliar. Particularmente, a visão, um sentido bem nobre, é fácil de falsificar. As artes plásticas inconscientemente vêm brincando com a nossa percepção visual desde que existem, praticamente. Aliás, a arte em geral consiste na manipulação das nossas percepções levando-nos a determinados estados emocionais, consequentemente. Só agora começamos a conseguir explicar as partidas visuais de vários artistas (que os próprios também não sabiam explicar, claro).
O melhor exemplo disso é a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. O seu sorriso enigmático intrigou a neurobióloga Margaret S. Livingstone, que desvendou a ilusão. Ela reparou que a Gioconda tinha um sorriso maior quando não se olhava directamente para ele. Enquanto que centrando a visão no seu sorriso ele se desvanecia um pouco. A chave para este fenómeno está nas diferenças entre a nossa visão central e a periférica. O nosso campo visual não tem todo a mesma definição. Se tentarmos ver qualquer coisa com o canto do nosso olho vêmo-lo bem desfocado. Enquanto que se depois centrarmos a visão nesse objecto notamos uma diferença muito grande. É como se a nossa visão central tivesse mais pixeis, logo, maior definição, e a visão perfiférica menos pixeis. DaVinci soube aproveitar este fenómeno para desenhar um sorriso que só quando meio desfocado se revela completamente, camuflando-se numa observação directa, pormenorizada. Quando, na sua investigação, Livingstone desfocou todo o quadro e olhou directamente para o sorriso ele, de facto, intensificava-se.
O mesmo fenómeno pode ser observado em quadros de técnica pontilhista. Se nos concentrarmos nos pontos podemos nem perceber bem o que estão representando. Se desviarmos um pouco o olhar revela-se uma composição bem mais clara.
Para explorar fenómenos visuais estranhos ir aqui (recomendo, por exemplo, a blind spot experiment).

Imagens: acima, a "Gioconda" de da Vinci; em baixo, "The Siene at La Grande Jatte" de Seurat

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.