<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, September 13, 2005

Wearable computers


Há gente a desenvolver este conceito. Particularmente, um investigador canadiano, Steve Mann, que, de certo modo, quer transformar as pessoas em cyborgs. Mann desenvolve aparelhos ópticos para serem colocados ao nível do olho e que nos permitirão viver num computador gigante. Os seus objectos (na imagem) não só podem gravar imagens como funcionam como ecrãs, mostrando-nos a realidade como desktop de computador. Esse computador quase incorporado é manipulado através de um controlo de mão, embora Mann esteja a tentar desenvolver eléctrodos que permitiriam serem simplesmente ondas cerebrais a fazê-lo. Paralelamente, e também muito interessante, é o significado que Mann dá à sua tecnologia. Ele acredita que o acesso das pessoas aos computadores lhes dá mais poder para manter a sua individualidade e privacidade. É uma questão de equilibrar forças. Se as grandes empresas e corporações podem e estão a filmar-nos constantemente, espiando as nossas acções, o cidadão comum também deve poder fazê-lo filmando o que vê, podendo denunciar qualquer situação de abuso também. Por exemplo, um destes cyborgs poderia filmar um desempenho incorrecto da polícia numa manifestação e imediatamente publicar as imagens na internet em sites que Mann apelidou de 'glogs' (cyborg blogs). Mann é, de facto, um activista, fazendo performances públicas em que entra em lojas a filmar ostensivamente, discutindo com os empregados que o impedem de o fazer, etc. Se virmos bem, os aparelhos de Mann para filmar não são grande novidade. Hoje há telemóveis que acabam por poder fazer algo semelhante. Mann, porém, alargou o conceito aos 'glogs' e acha que as câmaras e o computador devem poder ser integrados na porção menor de espaço possível, numa lente de contacto, por exemplo.
Estamos mesmo a falar de muito mais que telemóveis que filmam. "Os wearable computers permitem explorar a minha humanidade" diz o cientista. Está-se perante uma transformação fantástica. Poderemos estar na realidade como dentro de um computador, lendo e-mails numa parede, etc. -- "Mann envisions future generations walking down the street and seeing virtual, personalized messages on bus stops and building walls. A friend could log onto your 'glog' to see where you were, then fire off a quick e-mail that only you would see on the park bench: “Turn around _ you went two blocks too far.”"--
Existirá uma alteração profunda na mente e consciência dos seres humanos. As pessoas vão passar a interagir com a realidade de um modo diferente. Os seres humanos passarão a outro nível na escala animal. Entrarão definitivamente numa nova era. E na opinião de muita gente esta revolução é mesmo inevitável.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.