<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, August 03, 2005

oi

De volta de uma semanita romana.
Gostei particularmente de observar os turistas. As massas, multidões. Andam em grupos, e acumulam-se naqueles locais mais emblemáticos. Tiram-se fotos... E depois, serviu para alguma coisa? o que é que fica? Provavelmente fica pouco mais que a foto e o poder dizer "eu estive lá!". Fico curioso por saber o que vai na cabeça dos outros. Eu também sou vítima disso, claro. Do mesmo modo. Mas preocupo-me por ser. Aquele turista de monumentos e exposições, e eu acho que há muitos assim, ficou na mesma, tal como chegou. No máximo terá ficado impressionado com as coisas que viu, admirou-se, espantou-se talvez terá apreciado... nada mau. Mas isso não chega. Uma viagem para um sítio novo, para junto de um povo novo, é uma oportunidade de enriquecimento humano fantástica. Turista, ou o viajante curioso, deve procurar novas sensações, novos pontos de vista, novos padrões culturais, novos tiques, novas tendências e, juntamente, apreciar, claro, o que esse povo produziu ou produz (monumentos, obras de arte). Um turista deverá ser um ser humano a querer tornar-se mais humano. Ir a uma cidade e ver quatro ou cinco monumentos onde só estão pessoas de fora e voltar.... :/
Ao mesmo tempo, porém, consegue-se fazer turismo observando turistas de países diferentes. Foi um pouco disso que também fiz.
Ok. mal voltei comecei também a fazer um estágio num laboratório. Vou ter de apresentar um trabalho, no fim, sobre uma proteína e a sua relação com o cancro gástrico (nem tudo são neurociências...). Devo escrever sobre isso aqui lá mais para frente, como exercício.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.