<$BlogRSDUrl$>

Monday, July 04, 2005

Se calhar não somos assim tão altruistas

É normal pensar-se que todos, ou quase todos, os animais pensam numa lógica de grupo. Que vale a pena o sacrifício por outros e que não se matam indivíduos da mesma espécie. Isso de facto acontece. Mas há motivos muito concretos pelos quais tal é assim.
É comum, por exemplo, machos da mesma espécie competirem por fêmeas, chegando mesmo a lutar por isso. Na esmagadora maioria das vezes essas lutas duram o tempo suficiente para que alguém vença mas não para que alguém morra. Se repararmos, até parece vantajoso para um macho tentar matar o máximo de adversários da sua espécie visando a diminuição da concorrência. Mas os animais não costumam fazer isso e as suas esporádicas lutas são mesmo cavalheirescas. Mas porquê? Serão bonzinhos e altruistas? Não, provavelmente são muito egoístas.
Imagine que um animal A tem dois adversários B e C. Se A encontra B e tenta matá-lo está, por um lado, a beneficiar C, que também é seu rival. Se A deixar B em paz, levando-o a, eventualmente, lutar com C, poderá beneficiar indirectamente com isso. Não há, portanto uma vantagem óbvia em matar indiscriminadamente um adversário. Quando são muitos os rivais, uma luta até à morte pode prejudicar mais do que beneficiar o vencedor. Uma luta implica riscos: o risco de se perder, claro, e também o risco de se ficar mais ou menos ferido caso se ganhe. E depois de vencermos continuamos com vários adversários que, sem qualquer esforço, também ficaram com menos um rival. Geralmente é, portanto, evolutivamente mais estável uma estratégia menos assassina.
Por exemplo, no combate humano a pragas acontecem coisas destas. Ao exterminarmos uma praga podemos inconscientemente estar a beneficiar outra espécie que sem o antigo adversário se transforma numa nova praga!
Contudo, no mundo animal vale a pena, às vezes, arriscar. Os animais arriscam quando está em jogo algo muito importante como o domínio de um vasto grupo de fêmeas. Isso acontece com os leões marinhos e, por isso, as suas violentíssimas disputas são famosas.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.