<$BlogRSDUrl$>

Monday, June 13, 2005

Sabem,...

...às vezes impressiona-me o modo leviano como se abordam as matérias escolares. Talvez uma das causas seja o peso excessivo dos programas, que tentam responder ao crescimento exponencial do conhecimento humano.
Mas, vendo melhor, o que eu quero dizer não me parece totalmente impossibilitado pelo tamanho dos programas. É antes o valor que se dá àquilo que se aprende e não propriamente se se o dá de forma rápida e superficial. No fundo, usando a terminologia de José Gil, é a "inscrição" do aprendido. Nas ciências, ao depararmo-nos com, por exemplo, uma equação de Newton não devíamos ter uns momentos de reflexão e meditação, só pensando e observando aquela obra de arte? Quando nos põem um quadro de elevada qualidade à frente nós disfrutamos dele, não é? Ou será que apenas nos preocupamos com os pormenores técnicos, estilo, corrente artística...? Há também um valor estético importantíssimo em toda a criação científica, fundamental quando se pretende cultivar o gosto dos alunos pelos assuntos tratados. Na escola, somos colocados diante de obras-primas do génio humano, diariamente, e a única coisa que nos preocupa é "como será que aquilo pode sair numa ficha de avaliação?". E são sempre coisas novas, "quadros" novos, riquíssimos. Porém, não é somente o valor estético que importa; é um valor histórico e cultural; a consciência da capacidade de desvendamento do ser humano face aos mistérios da Natureza; a constatação da grandiosidade de toda a história humana, milenar e valiosíssima, da qual se é herdeiro.
Tal consciência pode, e creio mesmo que deve, levar à comoção.
Achava importantíssimo que todo o conhecimento transmitido fosse capaz de arrepiar os alunos, fazê-los chorar, levá-los a píncaros de emoção, para que aquilo tudo possa ter algum significado e lhes possa mudar as vidas, alterar a sua mundividência.
O conhecimento deve-se inscrever, deve ser vivido. Esse é um dever dos professores, com o seu exemplo. Mas estes pouco podem fazer se não houver um trabalho de casa e de toda a sociedade, um exemplo de todos.

PS: e com isto vou para exames nacionais, pelo que talvez não escreva com muita frequência aqui nos próximos tempos.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.