<$BlogRSDUrl$>

Friday, March 04, 2005

Um passado sem vergonha (e um post mais provocador!)

Até que ponto seria diferente a nossa mentalidade se não tivesse existido a igreja católica? Quero neste post mencionar um único aspecto: a sexualidade.
Estamos habituados a pensar que actualmente se é muito mais liberal que no passado no que diz respeito a questões ligadas à sexualidade. "No tempo dos nossos avós é que não se podia fazer nada" e há duzentos, há trezentos, há quatrocentos anos era "impensável" isto e aquilo... mas se recuássemos um tempo verdadeiramente grande e analisássemos a sociedade da Grécia antiga, ou mesmo a romana, iríamos descobrir algo talvez surpreendente, pois havia nessa época um conceito muito mais liberal, sem toda a carga de pecado, de sexualidade. A homossexualidade era frequente e relativamente bem aceite entre os membros de classes mais altas (claro), existia o culto do corpo. Havia uma mentalidade mais aberta. Também essas sociedades, apesar de milhões de coisas horríveis, são das que, na história da Humanidade, adquiriram um conhecimento técnico-científico, bem como espiritual, maior (a par de outras, sexualmente desrepressoras, existentes, por exemplo, na Índia, mas muito menos estudadas, portanto, desconhecidas).
A Igreja, que começou a ganhar força algum tempo depois da morte de Cristo, talvez para marcar a diferença relativamente aos "pagãos", decidiu condenar toda a expressão da sexualidade, pois tal seria pecar, impedindo o acesso à vida eterna... Logo a seguir, a Humanidade, no ocidente, entra num período de trevas, de estagnação...
Quanto tempo será que vamos demorar a livrarmo-nos desta herança?

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.