<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, January 12, 2005

Ter ideias

Há provas experimentais que apontam para a existência de um padrão específico nas ondas cerebrais no momento em que fazemos uma grande descoberta. É o chamado "a-ha moment", aquele instante em que tudo encaixa e nos parece clara determinada solução para um problema, por exemplo. Estes "cliques" ocorrem com maior frequência em determinadas situações, aquelas em que a nossa mente está em repouso e não somos bombardeados por informação vinda de todo o lado (Veja-se o famoso exemplo de Newton, que estava descontraidamente debaixo de uma macieira...).
Faz sentido que seja assim. Quando temos demasidos pensamentos a ocuparem o cérebro, os "momentos a-ha" não são capazes de se "impôr". Assim, não conseguimos ter consciência deles e não temos aquelas boas ideias.
De facto, quando não estou em aulas, e acho que já falei disso aqui, sinto que a minha cabeça respira e tenho uma criatividade muito maior. Aliás, durante o stress das aulas nem se tem tempo para assimilar verdadeiramente os conhecimentos adquiridos.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.