<$BlogRSDUrl$>

Thursday, January 06, 2005

Escalas

Ultimamente tem-se falado muito em tremores de terra. Fala-se, igualmente, das escalas que avaliam esses tremores de terra; são elas a de Mercalli e a de Richter. Queria aqui só tentar dar uma breve noção daquilo que cada uma mede (do que alguns já não se devem lembrar).
A escala de Mercalli mede a intensidade dos sismos. Esta escala é qualitativa, pois a intensidade é dada em função do grau de percepção das vibrações pela população em geral e do grau de destruição provocado. A intensidade depende fundamentalmente da quantidade de energia libertada no foco, da profundidade do foco, da distância a que o respectivo local se encontra do epicentro e da natureza do subsolo (já que as ondas sísmicas se propagam de maneiras diferentes, de acordo com os materiais que aí se encontram; aliás, é por isso que as isossistas, linhas que unem, num mapa, locais de igual intensidade, em torno do epicentro, não são circunferências). A escala de Mercalli é finita e está definida para valores de I (em que as pessoas nada sentem) a XII (em que há a destruição total da paisagem).
A escala de Richter foi criada em 1935 por Charles Richter. Esta mede a magnitude do sismo. A magnitude calcula-se directamente a partir da energia libertada, aplicando-se determinada fórmula. Essa energia é medida pelos sismógrafos. Não há um limite para a energia que pode ser libertada num sismo, logo, a escala de Richter não tem limite!
Nota: Foco, ou hipocentro, é o local onde ocorre libertação de energia; epicentro é o ponto da superfície terrestre mais próximo do foco.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.