<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, December 22, 2004

Origens do número

Números são entidades abstractas, não evidentes no mundo que sentimos. Como tal, não foi imediata a introdução do conceito de "número abstracto" na mente humana.
Primeiramente, os seres humanos usaram pequenos objectos trabalhados (ossos, pedrinhas e pauzinhos; o que terá originado a palavra "conta" hoje usada para este género de coisas, digo eu) para fazerem uma contagem com correspondência um-a-um. As tais contas eram diferentes umas das outras, consoante aquilo que contavam, por exemplo, cones para cereais, cilindros para animais, etc (coisas que datam do ano de 8000 a.c., ou por aí). Com o desenvolvimento das civilizações da antiguidade, por exemplo a Suméria, a variedade e quantidade de objectos para contagem aumentou. Eles eram habitualmente guardados em fios ou encerrados em invólucros de barro. O inconveniente destes era o de ter de serem quebrados para se saber a quantidade que possuiam no seu interior. Assim, os contabilistas sumérios começaram a gravar símbolos na parte exterior dos invólucros, ficando estes com um registo exterior visível. Com o registo do conteúdo cá fora, para que era necessário estar alguma coisa lá dentro? A informação necessária estava marcada cá fora. Assim, passaram a usar-se simples tabuinhas de barro marcadas, tendo os sumérios feito a importante transição dos dispositivos físicos para numerais escritos. É interessante notar que esta passagem cognitiva não foi imediata, já que, durante uma certa fase, as contas dentro dos invólucros de barro e os símbolos cá fora "conviveram". Demorou algum tempo até se aperceberem de que eram desnecessários quaisquer objectos.
Não se pode considerar, evidentemente, que após esta transição se tenha adoptado um conceito de número igual ao actual de "objecto abstracto". Nem se sabe dizer bem quando é que que se deu essa revolução.
Já continuo.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.