<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, November 16, 2004

O que avalia a educação?

O nosso sistema de ensino baseia-se na avaliação de conhecimentos adquiridos pelos alunos. Fazem-se testes e das notas destes sai uma, final. A nota do exame nacional pode valer metade da nota de acesso ao ensino superior.
Qual é o objectivo da educação? É certamente o de formar pessoas com conhecimentos que se insiram bem na sociedade. Em traços largos deveria ser, mais ou menos, esse o objectivo. A avaliação deveria reflectir a aptidão do aluno nesses tópicos. Será que o faz? Não, como já mostrei acima. Pouco interessa o que move um aluno. Pouco interessa a sua inteligência emocional! Existindo, ainda por cima, médias tão elevadas para certos cursos é óbvio (mera lógica darwinista) que, avaliando o nosso sistema educativo a capacidade de se resolver testes e exames, um aluno que queira ter sucesso se torne um bicho de secretária que estuda e estuda e faz exercícios e mais exercícios. Depois encontram-se em medicina, e noutros cursos de difícil acesso, alunos com médias superiores a 19 sem a mínima preparação social e emocional para lá estarem. Certamente outros, com notas mais baixas, estariam muito melhor no lugar deles. Só não estão por não haver uma avaliação coerente nas nossas escolas.
Pelo que conheço da nova reforma do ensino básico e secundário isso não deve mudar muito. Acrescentou-se o desenvolvimento obrigatório de um portfólio, que deve ser um espelho do interesse do aluno pelas matérias dadas. Contudo, vários parâmetros vão continuar por avaliar...

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.