<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, September 28, 2004

"A tirania da escolha"

Há estudos que apontam para isso. Um leque maior de opções contribui para a infelicidade das pessoas, ao contrário do que poderíamos intuitivamente pensar.
A possibilidade de escolha é positiva, mas só até certo ponto. Se virmos bem, o que é que interessa ter 500 hipóteses de cereais matinais para escolher!? (Pessoalmente, fico em stress quando tenho de escolher cereais; não me fixei a nenhum ainda).
Tentando uma explicação teórica, ao fazermos uma escolha estamos a pôr de parte outras hipóteses. Quanto mais forem essas hipóteses maior é o sentimento de perda que temos. Assim, é mais difícil escolher e mais insatisfeitos ficamos com a nossa decisão final.
As consequências sociais deste facto são bastantes. Nos Estados Unidos, pelo menos, nos últimos anos, apesar do aumento da riqueza, a percentagem da população que se considera "muito feliz" diminuiu (o que, claro, não pode ser atribuído ao problema da escolha...). A evolução da nossa sociedade (com o capitalismo e economia de mercado) não parece vir a melhorar esta situação, pelo contrário.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.