<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, September 15, 2004

Sobre Lamarckismo

Lamarck era francês e nasceu em meados do século XVIII. Andou no exército e foi mais tarde estudar medicina e botânica, tendo algum sucesso (embora o seu génio nunca tenha sido reconhecido durante a sua vida). Morreu em 1829 e foi enterrado numa campa alugada. Passados 5 anos os seus restos mortais sairam daí e não se sabe hoje onde estão!
A teoria de Lamarck para a diversidade das espécies é uma teoria evolucionista, tal como a de Darwin, por oposição às fixistas, considerando que ao longo do tempo as espécies se transformam. Então como é que Lamarck achava que as espécies evoluiam? A teoria de Lamarck baseia-se em dois princípios fundamentais: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. A lei do uso e desuso diz basicamente que aparecem características nos seres vivos por existir necessidade (era giro se assim fosse realmente; hum... dava jeito umas asas...)! Depois de adquiridas essas características elas eram transmitidas às gerações seguintes de acordo com a lei da herança dos caracteres adquiridos. Deste modo, se cortassemos a cauda a um cão era suposto que os seus filhos nascessem também sem cauda!
Apesar de não se poder aplicar à realidade biológica, o lamarckismo acaba por se aplicar à evolução cultural do ser humano. A nossa cultura segue a lei da herança dos caracteres adquiridos. O que aprendemos numa geração transmitimos directamente à seguinte pelo ensino e escrita. A eficácia desta evolução proporciona a velocidade com que aumentamos o nosso conhecimento. É a elevadíssima velocidade que a acumulação de conhecimentos proporciona que nos pôs aqui hoje e nos desprendeu da lentíssima evolução darwinista. Agora, graças a isso, conseguimos mesmo chegar a um ponto de tecnologia e saber em que podemos alterar a evolução darwinista normal.
Por isso, viva o Lamarckismo (o rapaz em baixo é o Lamarck)!


|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.