<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, September 01, 2004

Porque nascem mais homens (post com muitos parêntesis)?

O Alex disse há pouco tempo num post que nascem 107 rapazes para 100 raparigas. É verdade. Mas porquê que isso acontece?
Ora bem, esta está longe de ser uma resposta definitiva para caso encerrado, mas parece que é a mais bem aceite, não deixando de ser bastante curiosa:
(Quase) todos sabemos que o ser humano tem origem na união de um espermatozóide com um ovócito (ou óvulo, que se lixem os tecnicismos). A determinação do sexo desse ser humano em potência deve-se aos famosos cromossomas X e Y, os cromossomas sexuais (como muitos ainda devem saber). Todos os seres humanos normais (sem doenças cromossómicas) possuem um par de cromossomas sexuais (bem como de todos os outros cromossomas). Os homens têm um X e um Y e as mulheres têm dois X. (Esta parte por agora é a teoria de certo modo necessária para a explicação que dou depois). Temos estes pares de cromossomas porque em cada gâmeta, ou célula sexual, dos dois que se unem na fecundação, existe apenas um cromossoma de cada futuro par, e 1+1=2... O cromossoma sexual Y só pode ser transmitido, obviamente, pelo pai; enquanto que o X pode ser transmitido pelos dois. Já vimos que as células sexuais possuem somente um cromossoma de cada par e, portanto, um espermatozóde que dará origem a um homem possui apenas o cromossoma sexual Y, enquanto que os que darão origem a uma mulher possuem o cromossoma X (é dos espermatozóides que vem a decisão do sexo, pois os óvulos têm todos o mesmo cromossoma sexual. Convém ainda acrescentar que é formado um número igual de espermatozóides com X e Y). Agora o facto mais importante: o cromossoma Y (bem como o X) chama-se assim por se parecer de facto com um Y (ou um X, para o outro), ou seja, um X sem uma "perninha". Então, o Y é um cromossoma de menores dimensões que o X. A par da sua menor dimensão vem uma massa ligeiramente inferior à do outro, pois não é mais denso. Ou seja, um espermatozóide Y (chamemos-lhe assim) é um bocadinho de nada mais leve que um X. Deste modo, como é lógico pela física mais básica, os Y vão conseguir ser um nadinha mais rápidos que os X e assim, por chegarem mais depressa ao óvulo, vai-se observar que, com um número elevado de fecundações, existe um número de embriões masculinos ligeiramente superior aos femininos.
'Tá explicado, acho.

P.S.- Mais para a frente pode vir, se quiserem, uma clarificação quanto a esta complicação de um cromossoma numas células e dois cromossomas noutras...

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.