<$BlogRSDUrl$>

Thursday, August 12, 2004

Desporto é democracia

Os jogos olímpicos estão a começar. Foi na Grécia que nasceu o desporto tal como o conhecemos hoje e também, simultaneamente, a democracia. E o desporto de competição só é de facto possível graças à democracia.
Para poder haver uma competição desportiva entre pessoas é necessária a premissa da igualdade entre os participantes. Não faz sentido imaginar um faraó entrar numa competição com um escravo construtor de pirâmides. Mas não há qualquer problema em que o presidente da República compita com um outro qualquer cidadão. Porque são ambos cidadãos, têm a mesma condição.
A incompatibilidade entre o desporto e regimes não-equalitários notou-se bem nos jogos olímpicos de Berlim, quando Hitler estava no poder. A vitória de atletas negros deixou fula a autoridade alemã, que por sua vontade não entregaria as medalhas aos dignos vencedores.
Por isto, é essencial a importância que se dá ao desporto em geral e particularmente aos jogos olímpicos, portadores de uma simbologia muito especial.
(Embora as primeiras edições dos jogos olímpicos modernos tenham sido eventos em que só algumas pessoas podiam participar...)

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.