<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, July 07, 2004

o outro "eu"

O sistema nervoso forma o cérebro, a estrutura que nos dá a consciência e através da qual temos controlo sobre muitos processos corporais. Existe um outro eu, contudo, no corpo, de importância elevadíssima, mas sobre o qual não temos qualquer controlo directo. É o sistema imunológico.

"-Por exemplo, se o meu corpo estiver stressado enquanto me exercito, por si só é capaz de reconhecer o que precisa e decidir que hormonas deve aumentar ou diminuir. Toda esta sabedoria tem lugar sem que o meu eu linguisticamente consciente o saiba, mas ao mesmo tempo sou eu, num certo sentido importante.
- Está a dizer que existem quase dois eus paralelos.
- Esse é exactamente o meu ponto de vista. Um é o eu a que todos estamos acostumados e ao qual atribuímos um nome; o outro simplesmente não possui nenhuma descrição linguística, de modo que só podemos vê-lo através dos seus efeitos"

in "Emoções que curam, conversas com o Dalai Lama"

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.