<$BlogRSDUrl$>

Thursday, July 15, 2004

Biofeedback

O biofeedback é uma técnica de tratamento cujo uso está em ascensão. Nela as pessoas são treinadas a melhorar a sua saúde usando sinais do seu próprio corpo. Por exemplo, alguém que sofra de dores de cabeça por possuir determinados músculos sempre muito contraídos pode colocar um sensor nesses músculos que mede a sua tensão. A pessoa vê os valores e aprende a baixá-los. É uma técnica eficaz (as capacidades que se têm revelado a nível de controlo corporal são fantásticas; há quem consiga aumentar ou diminuir alguns graus a temperatura de várias partes do corpo). Intriga o modo como funciona, fisiologicamente, pois não é conhecido.
Só há pouco tempo associei o termo biofeedback a esta ideia e fiquei a seber que tinha sonhado recentemente com um processo destes.
Pois estava eu cheio de sensores na cabeça e a tentar meditar. Num ecrã estava a ser exibida a minha actividade cerebral (uma linha mais ou menos agitada). Quando a linha ficava perfeitamente recta significava que eu estava em perfeita meditação. O facto de a ver assim recta ajudava-me de facto a conseguir mantê-la nesse mesmo estado. Foi uma experiência engraçada.
Para os interessados

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.