<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, June 22, 2004

Teste de Turing

Alan Turing (1912-1954) foi um grande cientista britânico, visionário e filósofo também, que trabalhou essencialmente na área da computação, tendo criado as bases da informática.
Com o fim de criar um método de averiguação da inteligência de uma máquina, concebeu um teste: o teste de Turing. Em traços gerais ele afirma que se pudermos falar com uma máquina, sustentar mesmo uma conversa com ela como faríamos com qualquer ser humano, ela é inteligente. Dada a impossibilidade de os computadores falarem realmente (o que na sua época era de facto verdade), Turing propôs o teste da seguinte maneira: suponhamos que existem duas salas; numa coloca-se um computador e noutra uma pessoa. Essas salas estão ligadas ao exterior, onde uma outra pessoa possui um ecrã e um teclado. Na sala com o ser humano existe também um teclado e um ecrã; o computador, na outra sala, encontra-se directamente ligado ao ecrã da pessoa no exterior. Essa pessoa cá fora tem que adivinhar em que sala se encontra o humano e o computador, comunicando com ambos e analisando as respostas. Se não conseguir distinguir um do outro diz-se que o computador passou o teste de Turing. Este teste põe de lado qualquer factor físico para a condição de ser inteligente. Como se sabe, até há bem pouco tempo, indivíduos de raça negra bem como as mulheres não eram considerados verdadeiros seres humanos. Este teste já foi realizado com ambos (tendo como referência um homem branco). Escusado será dizer que tanto negros como mulheres passaram à vontade no teste de Turing, realizando qualquer tarefa intelectual tão bem ou melhor que qualquer homem europeu (o que não deixou de ser um resultado importante na época).
O trabalho desenvolvido por Turing ao longo da sua curta vida é bastante variado e fascinante. Foi um homem misterioso que morreu por envenenamento (suicídio!?), enquanto enfrentava problemas judiciais pela sua homossexualidade. Aconselho uma vista d'olhos melhor sobre a sua vida, por exemplo aqui.




|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.