<$BlogRSDUrl$>

Saturday, May 29, 2004

Ensino

"«Descobri mais uma coisa», continuei. «Folheando as páginas ao acaso e pondo o dedo e lendo as frases nessa página, posso demonstrar-vos o que se passa - que não é ciência, mas memorização, em todas as circunstâncias». (...) Assim fiz - enfiei o dedo e comecei a ler: «Triboluminescência. Triboluminescência é a luz emitida quando os cristais são esmagados...» Perguntei: «E aqui, temos ciência? Não! Disseram apenas o significado de uma palavra em termos de outras palavaras. Não disseram nada sobre a natureza - que cristais produzem luz quando esmagados, porque é que produzem luz. Viram algum estudante ir para casa experimentar? Nenhum pode.»
(...)
Por fim disse que não concebia que alguém pudesse ser educado por este sistema de autotransmissão, no qual as pessoas passam em exames e ensinam outras a passar em exames, mas ninguém sabe nada."

"Surely you're joking, Mr Feynman!" de Richard Feynman

Feynman referia-se ao sistema educativo brasileiro há uns tempos atrás.
É preciso combater esta tendência muito comum em Portugal. Tem de se criar o verdadeiro espírito científico; reduzir cargas horárias pesadíssimas de aulas teóricas e dar tempo livre para pensar e investigar as coisas, exemplificando.

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.