<$BlogRSDUrl$>

Friday, April 23, 2004

Direitos dos animais II

" - Ah, estás a pensar em quê, exactamente?
- Por exemplo, no que ela disse acerca da razão humana. Supostamente tentava definir a natureza da compreensão racional. Dizer que as descrições racionais são uma mera consequência da estrutura da mente humana; que os animais `têm as suas próprias descrições, de acordo com a estrutura das suas próprias mentes, às quais não temos acesso porque não possuímos uma linguagem comum.
- Que mal há em dizer isso?
- É naive, John. É o tipo de relativismo fácil e básico que impressiona os caloiros. Respeito pela mundivisão de cada um, a mundivisão de uma vaca, a mundivisão de um esquilo, e por aí a fora. No final chega-se à total paralisia intelectual. Passa-se tanto tempo a respeitar que já não sobra nenhum para pensar.
- E um esquilo não tem uma mundivisão?
- Sim, um esquilo tem uma mundivisão. A sua mundivisão engloba bolotas, condições atmosféricas, árvores e esquilos do sexo oposto. Engloba uma descrição do modo como estes fenómenos interagem e como ele deve interagir com eles para sobreviver. É tudo. É isto o mundo segundo um esquilo.
-Temos a certeza disso?
- Temos certeza disso na medida em que centenas de anos de observações de esquilos não nos levaram a concluir de outra forma.
- De modo que Descartes tinha razão e os animais são apenas autómatos biológicos.
- De uma maneira geral, sim. Não é possível distinguir de uma forma abstracta entre uma mente de um animal e uma máquina simuladora de uma mente de um animal.
- E os seres humanos, são diferentes?
- John, estou cansada e tu estás a ser irritante. Os seres humanos inventam a matemática, constroem telescópios, a Sojourner aterra em Marte conforme previsto, primem butões e, bang!. É por isso que a racionalidade não é apenas um jogo. A razão fornece-nos um conhecimento objectivo do mundo real. Foi testado e funciona. És físico. Devias saber.
- Concordo, funciona. No entanto, não existirá uma posição exterior, da qual o nosso pensamento e o envio de uma sonda a Marte se pareça muito com o pensamento do esquilo e da sua corrida em busca de um fruto seco?
- Mas essa posição não existe! Sei que parece antiquado, mas tenho de dizê-lo. Não há posição exterior à razão onde se possa estar e de onde se possam proferir conferências sobre a razão e avaliar a razão.
- Excepto a posição de alguém que se tenha afastado da razão.
- Isso é irracionalismo francês, o tipo de coisa que alguém diria se nunca tivesse posto os pés num hospital psiquiátrico e visto como são as pessoas que realmente se afastaram da razão.
- Então, excepto Deus.
- Nem Deus, se for um Deus de razão.
- Estou surpreendido, Norma. Estás a falar como uma racionalista antiquada."

J.M. Coetzee "Os poetas e os animais"

Cá está um excerto daquilo de que vos falei...
Haverá posição possível exterior à razão, que a possa avaliar?

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.