<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, March 10, 2004

A informática é uma área que cada vez me fascina mais. Acho (e não sou só eu) que os computadores trouxeram uma grande revolução conceptual.

O Homem nunca pode conhecer, ou ter a certeza de que conhece totalmente, qualquer objecto exterior, pois esse transcende-o sempre. Está contido numa realidade exterior à do Homem. Parece-me que o grande campo em que existe um total domínio por parte do Homem é a informática. É claro que me refiro à parte de programação, software. Essa realidade está totalmente contida na humana, é uma extensão sua. Dela o Homem faz o que quer e tudo o que faz acontecer (o que programa), ele conhece totalmente. "Só percebemos uma coisa quando somos capazes de a programar" disse o matemático G. Chaitin. Mas agora vamos especular ainda mais: não seremos nós também uma realidade dentro de um sistema que é o universo? Deus (seja lá o que isso for) é o programador do nosso universo, assim como nós o somos naquele software que criámos? E, sendo assim, será possível algum dia compreendermos totalmente o universo em que nos encontramos?
"Somos uma forma de vida baseada em carbono que está a criar outra baseada em silício".

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.