<$BlogRSDUrl$>

Monday, March 08, 2004

Fazer o bem é sempre algo que requer esforço
Para fazer o "menos bom", basta deixar as coisas correr: " O Mal faz-se sem esforço, de forma natural, por fatalidade. O Bem é sempre um produto da arte." Baudelaire.

Um sentimento como o racismo ou xenofobia é algo primitivo, assim como o sentido territorial. São restos de um passado no qual o ser humano vivia em bandos isolados. Para a sobrevivência, era de facto necessário desatar à pedrada à primeira cara desconhecida que aparecesse e entrasse no território do grupo. Hoje em dia, esse comportamento não é necessário. As caras desconhecidas não representam, obrigatoriamente, uma ameaça à nossa segurança ou integridade. Ao mesmo tempo, estamos num mundo em que tendencialmente as distâncias tendem a encurtar e a comunicação entre povos aumenta. Parece então não estar de acordo com a evolução da nossa espécie o purismo em relação à cultura ou a preservação dos territóriois nacionais.
Relacionando com as primeiras afirmações escritas, parece estar a custar largar os sentimentos primitivos que aindam andam nas cabeças das pessoas. A tendência natural de uma pessoa é de facto reprimir estrangeiros, dar primazia a si própria, etc. Mas se queremos o bem, é necessário esforço, é necessária a superação de tais sentimentos.
Partidos de extrema direita apoiam esses ideiais. Diz-se também que são conservadores. Faz sentido afirmar que esses partidos querem preservar o mal, a primitividade e deter a evolução do Homem na sua sociedade. Querem conservar o reptiliano que há em nós. Ora, se os répteis não votam, como é que partidos destes chegam ao poder?

|
Comments: Post a Comment

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.