<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, April 25, 2006

Life's a game, baby

Recomendo "Tudo o que é mau faz bem" de Steven Johnson. Foi lá que me inspirei para este post e de onde tirei as citações.

"Os grandes objectivos raramente são o principal foco de atenção do jogador, porque a maior parte do jogo é passada a resolver problemas menores que se interpõem no caminho de cada um desses objectivos principais". Não poderia isto aplicar-se à nossa vida?
O que nos vicia nos jogos de computador é adaptarem-se tão bem aos nossos mecanismos cerebrais de sorver prazer por recompensas. Somos atraídos por estes sistemas onde as recompensas estão claramente definidas e são conseguidas por exploração de um meio envolvente. Queremos ver o que está a seguir. Receber toda a dopamina por chegar ao nível seguinte, e daí para o próximo. A possibilidade que um jogo nos oferece de o dominarmos é irresistível. Não é isso que tentamos a todo o custo no nosso dia-a-dia?
Um jogo é um concentrado de vida. É um reduzir de processos complexos ao sumo mais doce.
A vida acaba por ser assim. Não é uma narrativa. Só o é em retrospectiva. "Sondamos os ambientes que são novos para nós para tentar descobrir regras e padrões escondidos; formamos hierarquias de objectivos que dominam as nossas vidas, tanto a curto como a longo prazo".

|

Wednesday, April 19, 2006

"Quando nos rimos somos como árvores que abanam: os frutos caem e as aves esvoaçam."

Roberto Benigni

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com
hits.